25.11.10

Só me acordem em 2011!

Olha que lindo: parece minha bucha de banho!



Não me entendam mal. Não é que eu não goste do Natal. É que eu simplesmente não vejo a menor graça nas folias de Papai Noel. Mas, tudo bem. Respeito quem gosta. Só não consigo mesmo entender é o que é que leva pessoas aparentemente normais e ponderadas no restante do ano a surtarem nos meses de novembro e dezembro. Só pode ser mesmo o tal do “Espírito de Natal”.

Na minha humilde opinião esse tal de espírito natalino tá mais pra espírito de porco. Porque o surto de Natal descontrol não é um surto qualquer. A pobre vítima além de surtar ainda perde todo o senso de bom gosto. Gente, vamos combinar: Natal é muito brega. Mais brega que aquela sua tia solteirona e funcionária pública.
Duvida? Vou listar alguns itens que, para mim, estão entre os ícones da breguice de Natal:

Papai Noel – A imagem do bom velhinho que conhecemos hoje foi criada para uma propaganda da Coca-Cola. Todo mundo sabe disso, mas de lá para cá o pobre coitado vem sendo submetido a toda a sorte de constrangimentos. Como se já não bastasse ele andar acompanhado de um monte de viadinhos.
Entre os piores estão aqueles bonecos animados, que dançam e tocam instrumentos. Se Papai Noel for mesmo idiota desse jeito é uma sorte que consiga ler as cartas que as crianças enviam pra ele. Mas o cúmulo do brega são os pendurados em cordas e escadas. Francamente, o que é aquilo, gente? Jura mesmo que eu sou obrigada a chegar na casa das pessoas e ver a bunda gorda do bom velhinho subindo pelas paredes? Ninguém merece...

Luzes e enfeites iluminados – Os chineses são os responsáveis por isso. Eles tornaram esses porcarias tão baratas que as pessoas surtam nas lojas de “importados” e compram TONELADAS dessas coisas. E haja pendurar luzes e enfeites nas paredes até transformarem casas de família normalmente sóbrias em verdadeiras filiais de puteiro, de tanta luz piscando na porta. Tem gente que fica tão descontrolada que só falta colocar lâmpada também no próprio... deixa pra lá. Acho que só não coloca mesmo porque lá já tem um psica-pisca natural.

Renas de patchouli – Não é que eles sejam feias .... Ei, a quem eu to querendo enganar? Renas de patchouli são pavorosas. Vamos ser verdadeiros: Se não fosse a época do Natal você conseguiria, de fato, identificar que bicho era aquele?

Enfeites de garrafa PET – Quem tem filhos em idade escolar sabe. Nada que é feito com garrafa PET pode ser considerado de bom gosto. Por mais bem intencionado que seja o surtado de Natal o resultado final fica sempre muito tosto, e brega, e pobre, e mau-feito e argh! Ei, você aí, largue imediatamente essa garrafa de tubaína e entregue para a reciclagem industrial, que é a única que presta porque tritura essas pragas modernas.

Árvores estilizadas – Resultado daquele povo que gosta de inventar. Algumas vezes dá certo, mas é uma vez em um milhão. Na grande maioria das vezes fica lá aquela instalação com cuias, ou com pedaços de algodão grudados em galhos secos, ou com sacos de estopas cheios de purpurina e a única mensagem que passam é “não tive grana pra comprar enfeites tradicionais, mas mesmo assim resolvi surtar no Natal e não to nem aí”. Tsc, tsc.

E você? Qual é cúmulo da breguice no Natal pra você?

Nenhum comentário: